Apesar de ser uma palavra que não faz parte do dia a dia, a puericultura é mais simples do que você imagina.

Provavelmente, seus pais ou avós conhecem essa especialidade médica, assim como você tenha sido consultado por um puericultor na sua infância.

Já sabe o que é? Ainda não? Continue a leitura e entenda mais sobre essa área fascinante da pediatria

Conheça a puericultura

Esta é uma especialidade médica que tem como foco a promoção da saúde do ser humano que se encontra em fase de desenvolvimento.

Esse foco é alcançado com um trabalho de atenção integral às particularidades do paciente, de sua família e do ambiente no qual está inserido.

O termo puericultura vem do latim pueris, que significa criança. Surgiu no Brasil em 1972, com o trabalho de Moncorvo Filho, fundador do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro.

Apesar de ser uma subespecialidade da pediatria, também pode realizar ações pré-natais e pré-concepcionais para prevenir a ocorrência de doenças ou distúrbios que se desenvolvem durante a gravidez.

Essa subespecialidade é fundamental para o acompanhamento do recém-nascido. Além de permitir a detecção precoce de transtornos do crescimento, a puericultura auxilia na identificação de distúrbios de nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor.

O que faz um puericultor?

O puericultor está empenhado em orientar e ajudar a família a desenvolver uma rotina de cuidados com a criança. Esses cuidados pretendem promover a saúde, criar bons hábitos de alimentação e um estilo de vida saudável.

Para alcançar esse objetivo, o profissional buscará uma aproximação com os pais, desenvolvendo uma relação de empatia e confiança. Em um mundo cada vez mais complicado, em que os pais possuem hábitos prejudiciais à saúde, o acompanhamento do puericultor pode ser essencial.

Durante a consulta, esse médico avalia a história alimentar, o estado nutricional e a curva de crescimento da criança. Além disso, ele também precisa conhecer o estado vacinal, as condições em que o paciente vive, as atividades físicas que realiza, entre outros.

Essas informações são obtidas por meio de uma entrevista com a família. Durante o exame físico, o puericultor avalia o desenvolvimento neuropsicomotor, a acuidade visual, a audição e a saúde bucal da criança.

Quais são os benefícios da puericultura?

São diversos os benefícios que o acompanhamento desse profissional pode promover. Porém, eles só serão alcançados se as orientações médicas forem seguidas. Os principais benefícios relatados são:

detecção precoce de distúrbios, reduzindo as sequelas;
identificação prévia dos sinais de doenças graves, tais como anemia ferropriva, raquitismo, deficiências vitamínicas, verminoses, entre outros;
manutenção e acompanhamento da vacinação básica;
supervisão do desenvolvimento neurolinguístico e psicomotor;
prevenção dos distúrbios de conduta;
supervisão da higiene corporal e do ambiente em que o paciente vive;
aconselhamento sobre as melhores opções para lidar com os distúrbios emocionais da infância;
aferição contínua do crescimento e do peso do paciente;
orientação sobre hábitos alimentares saudáveis.

Se ficou interessado nos benefícios da puericultura, não perca tempo.

A primeira consulta deve ocorrer antes do nascimento do bebê. Assim o profissional orienta sobre cuidados com o recém-nascido.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Belo Horizonte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso ajudar?