Quando um bebê nasce, é fundamental que ele passe pela triagem neonatal. Esse processo tem o objetivo de identificar, precocemente, algumas doenças e a prevenir futuras sequelas. Dessa maneira, ainda na maternidade, são feitos, além do Pezinho, o Teste do Olhinho, Orelhinha e Coraçãozinho.

Ou seja, a triagem é capaz de detectar doenças que podem causar danos à saúde e sequelas por toda a vida. Com esse processo, é possível interferir no curso da doença e tratar antes mesmo do aparecimento de sintomas.
Conheça os exames da triagem neonatal

Teste do pezinho

Ele é realizado logo nos primeiros dias de vida. Ele não pode ser feito antes de 48h após o nascimento, devido ao fato do bebê ainda estar sofrendo influências das alterações hormonais e metabólicas

O exame pode detectar problemas como fenilcetonúria, doença falciforme, deficiência de biotinidase, fibrose cística, dentre outros.
Teste do olhinho

Conhecido também como Teste do Reflexo Vermelho (TRV), o teste do olhinho é realizado ainda dentro da maternidade. O exame identifica se o recém nascido possui algum tipo de problema ocular. Como, a catarata congênita, dentre outros.

O TRV é realizado pelo pediatra nos primeiros dias de vida do bebê. Em caso de suspeita, o Médico faz o encaminhamento urgente para o oftalmologista, que irá analisar mais aprofundadamente.

Teste do coraçãozinho

O Teste do coraçãozinho é realizado entre as primeiras 24 e 48 horas de vida do bebê. Ele tem o objetivo de identificar possíveis alterações e malformações cardíacas na criança.

O exame possibilita detectar cardiopatias graves que não são possíveis de serem detectadas em exames de rotina.

Dentre as patologias identificadas no teste do coraçãozinho está a cardiopatia congênita, que atinge dez a cada mil recém-nascidos.

O exame é realizado com o oxímetro, que mede a oxigenação do sangue e dos batimentos cardíacos do bebê. Caso haja alguma alteração neste exame, são realizados outros testes, como o ecocardiograma para, assim, um diagnóstico e tratamento precisos.

Teste da orelhinha

Também é um exame obrigatório, no qual todas os hospitais e maternidades devem realizar gratuitamente. O teste da orelhinha tem o objetivo de identificar possíveis problemas auditivos no bebê.

Esse tipo de exame é realizado, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do recém-nascido. Ele tem duração mais ou menos 10 minutos. O Teste é realizando enquanto o bebê está dormindo e não causa desconforto.

Entretanto, quando o bebê apresenta algum fator de risco, o exame precisa ser repetido aos sete meses de vida.

Esses tipos de exames são essenciais para a saúde e qualidade de vida do bebê. Eles podem detectar doenças graves que podem provocar a morte.

Segundo o Ministério da Saúde, nos anos de 2012 e 2017 foram realizados quase 15 milhões do teste do pezinho.

Nesse sentido, foi possível diagnosticar quase 20 mil bebês que possuíam alguma doença identificável no teste. Por isso, não deixe de fazer no seu filho a triagem neonatal.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto.

Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Belo Horizonte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso ajudar?