intolerância ao leite de vaca

Seu filho tem intolerância ao leite de vaca? Sabe quais alimentos podem substituí-lo

As alergias alimentares podem aparecer em qualquer idade, inclusive nas crianças. Uma das mais comuns envolve a intolerância ao leite de vaca, alimento importante na dieta e que irá ajudar no crescimento.

Apesar disso, assim que diagnosticada a alergia, é necessário buscar por substitutos para esta bebida. O objetivo é substituir as proteínas, vitaminas e minerais que não serão consumidos, já que a criança apresenta reações sempre que entra em contato com o leite de vaca.

Intolerância ao leite de vaca: alimentos substitutos

Conheça agora alimentos que ajudam a substituir este leite e que podem ser oferecidos para os pequenos.

Leite de arroz

O leite de arroz é uma bebida encontrada em lojas especializadas e nos supermercados. É menos calórica e auxilia na digestão dos alimentos. Pode ser tomado no café da manhã ou nos lanches e misturado com café ou achocolatado.

Apesar de pobre em gordura e proteínas, é rico em carboidratos. Não é recomendado que a criança beba unicamente o leite de arroz, já que seu corpo precisa de mais proteínas. Ainda assim, é uma alternativa para substituir o leite de vaca.

Leite de aveia

Também fácil de encontrar a venda, o leite de aveia pode ser consumido puro e usado para fazer receitas. Rico em nutrientes, é indicado para crianças com dificuldades para dormir, já que é rico em fitomelatonina, uma substância que ajuda a relaxar.

Este leite possui quase a mesma quantidade de calorias que o leite de vaca e possui beta-glucano, uma substância que ajuda na redução do colesterol. Pode ser feito em casa facilmente, o que o torna uma boa alternativa.

Chás e sucos naturais

Nas primeiras refeições do dia ou no lanche da tarde, a criança também pode experimentar os chás e sucos de frutas como substitutos ao leite. Ambos possuem seus benefícios.

Chás são pouco calóricos e existem alguns que ajudam a relaxar, melhorando a qualidade do sono. Já os sucos naturais hidratam e auxiliam o processo de digestão. Sem contar que são ricos em vitaminas.

Leite de amêndoas

O cálcio é muito importante para as crianças que ainda estão em fase de crescimento. Quando não podem consumir o leite de vaca, precisam substitui-lo por um alimento rico neste mineral.

Assim, o leite de amêndoas se torna uma alternativa atraente. Também possui magnésio e potássio. Pode ser preparado em casa ou comprado em lojas especializadas. Além disso, é ótimo para as receitas doces, como bolos e tortas.

Iogurtes fermentados

Os iogurtes fermentados têm menor teor de lactose, então, se tornam bons substitutos para o leite de vaca. Também podem conter probióticos, que irão ajudar no funcionamento do intestino.

São indicados para crianças com alergias alimentares a lactose ao nível mais leve. Além disso, são ricos em cálcio e proteínas, que também são encontrados no leite de vaca e necessários para o organismo. Como possuem probióticos, o ideal é que sejam consumidos com cautela e em pequena quantidade.

Como você pode ver, crianças com intolerância ao leite de vaca têm alternativas sem que sejam prejudicadas no consumo de nutrientes importantes para seu organismo. O ideal é trabalhar com vários substitutos, para garantir que o corpo receba vitaminas e minerais necessários ao crescimento saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como pediatra em Belo Horizonte! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe